10 novembro, 2012

Resenha: "Boroak A Estrela" - Cris Motta

 Volteeei galerinha!!! O pc demorou menos do que eu esperava para ficar pronto e, apesar de meu tempo não ter deixado de ficar curto, vim colocar em dia os assuntos do blog. Minha semana foi bem cansativa, mas algumas coisas muuuito legais aconteceram, o que vou relatar nos próximos posts, mas a primeira coisa a fazer é contar-lhes sobre a última leitura finalizada, o livro de uma parceira muito fofa e carinhosa, através desta resenha.

Título: Boroak A Estrela
Autora: Cris Motta
Páginas: 312
Editora: Novo Século
Coleção: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7679-625-1
Categoria: Ficção Brasileira
Classificação: *****

Sinopse: Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade, abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes. A mudança em sua vida começa quando seu pai, Carlos Comarin, é transferido a trabalho para a Arábia, e ela e sua mãe Helena são obrigadas a segui-lo. Lá, a jovem compra um pote de cristal em formato de estrela das mãos de uma misteriosa mercadora, que a aconselha a abri-lo apenas quando realmente precisar. Beatriz não imaginava que naquela estrela estava Clair Baroak, uma djinn, um gênio para os ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas, viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba fazendo parte de uma história que está apenas no começo. Por meio de uma linguagem simples e descontraída, o leitor identificará em Baroak – A estrela sentimentos que o acompanharão a vida inteira: o medo e a coragem.

Sobre a autora: Cris Motta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Quando criança, ficava horas conversando com os personagens das histórias que inventava. Antes de embarcar no mundo mágico da literatura, formou-se em jornalismo e trabalhou em emissoras de rádio e televisão. Iniciou sua carreira na Rádio Tupi, posteriormente trabalhou na Rede Bandeirantes e, por último, na Rede Globo. Nesta empresa atuou nos programas Criança Esperança, Mais Você, entre outros.
Atualmente, mora no Rio de Janeiro com seu marido e seus três filhos.

Resenha

 Beatriz Comarin, ou apenas Bia, não era nada menos que uma nerd, nem bonita nem feia, de família muito rica, que cresceu sendo super protegida pelos pais, dentro de sua mansão situada em um condomínio de luxo, onde também estava localizada sua escola. Super inteligente, a menina de 13 anos era admirada pelos professores enquanto era excluída pelos alunos e humilhada por Liana. Entretanto, havia alguém diferente no meio daqueles cruéis colegas: um garoto lindo chamado Rodrigo, por quem Bia alimentava uma paixão que era confidenciada apenas para as estrelas.
 Tudo muda quando Bia e sua mãe precisam se mudar para a Arábia por causa do trabalho do Sr. Comarin, mas a viagem faz aquela garotinha amadurecer, tornar-se uma moça menos tímida e mais vaidosa. Antes de voltar para o Brasil, Bia compra uma misteriosa estrela de cristal, que só deveria ser aberta quando fosse realmente preciso, e pouco tempo depois de estar de volta chega essa hora.
 A estrela guardava algo inimaginável, uma djinn, um gênio, chamada Clair Boroak, a pessoa que se tornaria a melhor amiga de Beatriz, a faria ser uma pessoa bastante segura de si, e também a levaria para viver grandes aventuras.
 Nessa incrível jornada Bia viverá fortes emoções, e terá como dilema o que a vida lhe reserva. Talvez seus desejos de adolescente, após serem realizados, não fossem mais o suficiente...
 SURPREENDENTE é a palavra que uso para descrever Boroak A Estrela. A história de Bia e Clair é emocionante, cheia de surpresas e inesperadas reviravoltas, além de nos fazer refletir muito sobre o significado de nossos sonhos quando se trata do que ocorrerá depois de vê-los realizados.
 No início confesso que não estava curtindo muito a leitura. A Bia é uma menina normal demais, e eu sentia falta de algo mais original, alguma característica que tornasse ela diferente dos personagens que vemos por aí. Não encontrei isso, e também, algumas atitudes da Clair me deixaram muito incomodada, em algumas partes ela era muito chata. Porém, depois de passar das cem primeiras páginas tudo mudou. A Bia cresceu, e seus dilemas internos mexeram muito comigo. À partir do quarto capítulo eu me identifiquei com a protagonista de uma maneira sem igual.
 Aos 17 anos todos os sonhos de Bia estavam realizados, ela vivia a vida que sempre quisera ter, mas, como todo mundo sabe, sempre queremos algo mais. Realizamos sonhos antigos e passamos a criar novos, assim é a vida. A ambição da Beatriz era pura, mas ela não poderia esperar as consequências de sua escolha. 
 Bem, não vou falar mais, não quero deixar essa resenha cheia de spoilers rsrs. Essa parte me surpreendeu bastante, simplesmente por nada sugerir esses acontecimentos nos textos que li falando sobre Boroak. Tudo na história acontece muito rápido, a escrita é bem direta, o que permitiu com que houvesse muita informações nas 312 páginas do livro. Eu, para falar a verdade, achei que poderia ter tido mais enfoque em algumas partes, que o livro ficaria muito melhor se tivesse sido acrescentadas umas 50 páginas em complementos a algumas cenas, mas ainda assim eu adorei.
 O três últimos capítulos contém as "estrelas mais preciosas" de Boroak, e eu adorei cada pedacinho deles. A Cris me despertou muitos sentimentos, e acho que pelo assunto que ela abordou esse é o efeito a causar em qualquer leitora de seu livro (achei ele bem feminino). A capa é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-! Super simples, mas causa um impacto quase que sobrenatural rsrs. Boroak é, como um todo, simplesmente, totalmente, completamente apaixonante...

Trechos

 Olhando para o céu, ela implorou: "Por favor, me ajude a ser livre desses sentimentos que só machucam meu coração, a minha alma... Quero me sentir normal, querida pelas pessoas da minha idade; não quero mais ser esquisita. Sei que os meus pais fazem isso para o meu próprio bem, mas estou muito infeliz, estrela. Muito infeliz. Sempre me sentirei só? É esse meu destino? Ajude-me..."
 Nesse momento, um raio da estrela mais brilhante do céu adentrou o quarto da menina, fazendo a estrela de cinco pontas trazida do oriente tornar-se um ponto enorme de luz. Bia lembrou-se imediatamente do que a velha senhora disse quando a menina comprou a peça: - 
Só abra quando realmente precisares..." Página 31.


Pessoainhas, espero que tenham gostado da resenha.
O livro é realmente muito bom,
mas também, com uma autora tão fofa quanto a Cris
não podia ser diferente né rsrs.
:)
Grande abraço,
e até breve!

13 comentários:

  1. Boa noite Gih,
    Faz muito tempo que não leio autores nacionais.
    Essa sua resenha me deixou com vontade de conhecer essa obra.
    Adorei a protagonista ser comum, as vezes, isso é o que falta.
    Com certeza já vou procurar (on line) para comprar.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keide! É um livro incrível mesmo! Leia sim, você vai gostar :D

      Excluir
  2. eu acho a capa ddesse livro simples e muito legal
    eu quero muito ler esse livro, mas com minha meta denao comprar livros eu ainda nao vou ter tempo
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples sim, mas linda demais! Assim que terminar essa meta adquira ele Alice, vai valer a pena!

      Excluir
  3. Gih, que resenha linda! Adorei!!! Amo quando os leitores se identificam com algum personagem. Obrigada pelo carinho!
    Muitos beijos!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih, bom você fez eu querer ler este livro, mas fez também eu deixar de querer. rsrsrs

    Parece super interessante, masi não sei se vou colocar-lo na minha pequena lista de leitura. rsrsrsr

    Parabéns pela resenha.

    Blog Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
    Super beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Fernanda, todo livro tem alguns pontos negativos, é simplesmente inevitável rsrs. Mas esse livro vale MUITO a pena, acredite! É MUITO bom!

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei da resenha e da sinopse do livro, mas não sei se é um livro que eu leria :/
    Adorei o blog, seguindo.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTAGRAM: marinahgattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Marinah, dê uma chance pra ele! Dou-lhe este conselho. Mesmo que não faça seu estilo, saiba que ele é realmente maravilhoso. :)

      Excluir
  6. Oii Gih.
    O livro parece ser bom. Mas não tenho certeza se vai para minha lista. Parabéns pela resenha, querida.

    Beijos,
    Emily Swan
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emily! Ah moça, ele é muito bom, acredite. Vale a pena deixar um espacinho para ele reservado na lista rsrs. Acho que você iria adorar!

      Excluir
  7. Olá Flor!

    Tenho um selo para você no blog espero que goste.

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/2012/11/laco-de-incentivo-leitura-selo.html

    Beijokas!

    ResponderExcluir