26 outubro, 2012

Resenha: "Iluminados" - Iasmine Guidogli

 Bom dia meus queridos! Sexta-feira aí - aleluia! -, todo mundo já bem animado para o fim de semana... Eu estou é torcendo para que chova, não me importo de passar o tempo inteiro em casa, se eu sair vou ficar cozinhando por causa desse maldito calor rsrs. Ah, e está faltando 8 dias para o Enem... Estão preparados? Quem já formou e ainda não faz facul vai querer a oportunidade de conseguir uma 0800? Bem, eu vou tentar! Vamos ver no que vai dar né rsrs.
 Então gente, hoje venho com mais uma resenha de autor parceiro. Essa é a do livro da Iasmine Guidogli, daqui de Sete Lagoas, a mocinha super fofa que se encontrou comigo há alguns dias - veja o relato sobre isso aqui. Chega de conversa, bora para a resenha...

Título: Iluminados
Autor: Iasmine Guidogli
Páginas: 208
Editora: Novo Século
Coleção: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2012
ISBN: 978-58-7679-733-3
Categoria: Ficção Brasileira
Classificação: *****
Skoob: Iluminados

Sinopse: O QUE VOCÊ FARIA SE UMA DESCONHECIDA ESTRANHAMENTE LINDA MUDASSE TODA A SUA VIDA?

 Esse é um dilema que Gehon Evilath enfrentará com a chegada de Miranda Físon na pequena cidade de Millis, Massachusetts, capaz de virar sua vida de cabeça para baixo. Para Miranda, a situação tampouco é simples, pois Gehon é seu último e mais difícil trabalho.
 O que nenhum dos dois esperava era a intervenção do amor.
 Dois jovens, duas vidas, entre o bem e o mal. Um envolvimento perigoso, capaz de desencadear uma guerra entre céu e inferno.

Sobre a autora: Iasmine Guidogli nasceu 17 de abril em Sete Lagoas, sempre gostou de escrever, mas seu gosto pela leitura começou após ler Harry Potter. Depois disso seu mundo se transformou e apenas o real não era suficiente. É o tipo de garota que olha para o céu e espera ver anjos. Seus livros favoritos são: Academia de Vampiros, O Morro dos Ventos Uivantes, House of Night, Os Imortais, Fallen, Água Para Elefantes, A Maldição do Tigre e outros. Além da família e dos amigos suas paixões são: Livros, músicas, animais (principalmente gatos), nadar e petit gateau.

Resenha

 Matar Gehon era a única salvação de Miranda, literalmente. Expulsa do céu quando Lúcifer se voltou contra Deus, ela caiu junto de vários outras anjos para a Terra e seguiu o único lado que poderia, o de Satanás. Viveu milênios enquanto os dois lados se preparavam para a guerra que supostamente era inevitável, e um acontecimento marcaria o início disso tudo: a identidade revelada do filho do próprio Lúcifer com uma humana. E quem seria essa pessoa? Sim, é claro, o próprio Gehon.
 Miranda fora designada para proteger o rapaz, entretanto, ele era irresistível demais. Inexplicavelmente lindo e charmoso, nem mesmo um anjo em forma de mulher conseguia livrar-se dos efeitos da natural sedução do futuro demônio. E como poderia ser diferente ao se tratar de um anjo? Miranda esbanjava beleza e sensualidade, e todos a viam como uma criatura de outro mundo, no caso, nem desconfiavam que de fato ela não era uma reles mortal.
 Iluminados é um romance quente com toques de humor. Os personagens são MUITO marcantes, e as falas cheias de ironia e piadas são muito comuns, coisa típica de nós jovens. É um livro realmente voltado para esse público, e embora a Iasmine possua apenas 17 anos, ela colocou elementos muitíssimo interessantes ao fazer uma junção entre os conhecimentos adquiridos através do cristianismo - independente de qual religião - e o seu mundo fictício.
 O relacionamento entre Miranda e Gehon é explosivo. Existe aquele sentimento profundo e inexplicável, mas também há todo aquele desejo mundano, carnal. As conversas entre os dois arrancam muitas gargalhadas do leitor, e todos os outros personagens fazem o mesmo.
 A amiga de Miranda é Edmara, e ela é uma arcanjo como Miranda fora, ainda pertencente ao céu, mas a amizade das duas foi além das discórdias entre Deus e o Diabo. Edmara é mais "cabeça", pensa mais, diferente de Miranda que age por impulso, mas tem uns surtos de maluquice também rsrs. Já Gehon tem seu amigo Derek, que é quase um ogro, super engraçado, meio tarado. 
 A história inteira foi MUITO bem bolada, com personagens fortes, distintos, sendo que dá para saber quem é quem sem nem mesmo identificar a todo momento. Em pouco mais de 200 páginas a Iasmine conseguiu me segurar, e me deixar ansiosa pelo que estaria por vir em seguida.
 A capa é simples, mas chama atenção de uma maneira sem igual, não a imagino de outra maneira. A narrativa é tranquila e fácil de ler. O único ponto fraco são as frases muito curtas, que são muito comuns na geração pós Stephenie Meyer. Todo mundo que leu a saga Crepúsculo se acostumou com as orações bem dividas, isso é até bom em alguns momentos, pois evita que se "perca no meio do caminho". Contudo, algumas vezes isso não era necessário, mas acho que corrigir esse tipo de erro é também trabalho dos editores e revisores né, então fica a dica.
 Fora isso e alguns raríssimos erros em pouquíssimas palavras, o livro é PERFEITO. Eu nunca havia lido nenhum livro sobre anjos - é, acho que sou a única no mundo que não leu Fallen - e gostei bastante! Não posso dizer se tem características "fanfic" por causa disso, mas se tiver não importa, pois vale a pena de todo jeito.
 Enfim, Iluminados definitivamente não é para iluminar. O livro mostra os mais diversos sentimentos e atitudes, não trazendo só o quesito "bonzinho". Faz parte daquela minha filosofia de que tanto gosto... Mocinhos e vilões podem ser a mesma pessoa, e é exatamente isso que são Miranda e Gehon, lindos seres celestiais, mas completamente corrompidos pelos prazeres do mundo.

Trechos

 Miranda ruflou suas asas e em poucos segundos estava pairando sobre a cabeça de Gehon: ela era a vida e a morte, o amor e o ódio. Miranda impulsionou seu corpo com toda a força na nuca de Gehon, suficiente para derrubá-lo de cara no chão." Página 104.

 "- Porque você não me falou sobre isso antes? Por quê... Mas que droga, Miranda! Você sempre soube de tudo! Desde o início. - Gehon se levantou e vestiu suas calças. - Você podia ter me dito que meu pai era, literalmente, o capeta." Página 121.


Pessoal, essa foi a minha resenha!
Gostei tanto do livro que foi para a lista dos favoritos.
Estou ansiosíssima pelo lançamento do segundo da trilogia...
Bem, espero que tenham gostado!
E continuem acompanhado o blog!
Em breve farei uma entrevista em vídeo com a Iasmine...
:)
Abraços!

12 comentários:

  1. Olá! Tudo bom?
    Parabéns pela resenha, estou louca pra ler esse livro!
    Um beijo, Giih
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gih.
    Muito boa sua resenha. Quero muito ler o livro *-*

    Beijos,
    Emily Swan
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Emily! Leia mesmo, você vai gostar! :D

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha!! Ficou muito boa =)

    ResponderExcluir
  4. Olhaaa.. Quero ler também, essa safra nova de autores brasileiros está ficando cada vez mais interessante hehe ~

    Continua melhor a cada post Gih ;)
    BJuu'z do seu Parceiro \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi,
    adorei a resenha
    nao conhecia esse livro, fiquei com vontade de ler!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  6. A história do livro parece ser incrível, e você resenhando me fez querer ler o livro.Sua crítica foi essencial para conhecer a trilogia.Abraços e parabéns pelo excelente trabalho que você fazem pelos amantes literários!!! Gostei.

    ResponderExcluir