29 outubro, 2012

Feliz Dia Nacional do Livro!!!

 Bom dia meus queridos! Este é um dia muito, muito, muito especial!!! No Brasil o dia do livro é comemorado em 29 de outubro, ou seja, HOJE!
 O Dia Nacional do Livro é comemorado nessa data em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional que ocorreu em 1810, embora o movimento editorial tenha começado dois anos antes, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia.
 De lá para cá muitos autores brasileiros fizeram história, todo mundo sabe; é uma pena que com o passar das décadas a cultura literária tenha ficado no esquecimento por maior parte da população. Continuamos tendo autores atuais maravilhosos e muito inovadores, entretanto o brasileiro ainda tem aquela sisma de que o que é daqui não presta, e quem tem o hábito de ler maioria das vezes opta exclusivamente pela literatura estrangeira.
 Antes de começar meu blog eu era assim, mas simplesmente por não conhecer. Eu não me interessava em pesquisar novos livros, meu critério de escolha era baseado em recomendações de amigos ou do tipo "vi e gostei". Estou muito feliz que isso tenha mudado e hoje já conheço - e estou conhecendo - obras dos brasileiros da atualidade, e estou ADORANDO!
 Eu também gosto de escrever, então preciso ver como andam as coisas por aqui né? Tenho  uns 20 projetos de livros em mente e já comecei a redigir 3 deles, mas as histórias necessitam amadurecer, portanto, minha intenção é que daqui alguns anos não muitos espero estar fazendo parte do grupo desse pessoal que tanto admiro.
 No momento estou concluindo a leitura de Boroak - A Estrela, da fofíssima Cris Motta, e começarei ainda hoje a ler Olam - Crônicas de Luz e Sombras, do Leandro L. Wurlitzer. Ainda hoje vou gravar o vídeo da Caixinha de Correio para mostrá-los a vocês, juntos de Os Livros de Esteros e Iluminados, que já foram lidos e resenhados aqui e aqui.
 Bem, espero que quem ainda não tomou a iniciativa de conhecer autores brasileiros a partir de hoje, o Dia Nacional do Livro, passe a pensar de maneira diferente. Se você discrimina nossos jovens escritores, por acaso leu algum de seus livros para saber? Mesmo que tenha lido e não tenha gostado ou venha a ler e não goste, um não diz por todos. 
 Pense bem, se você acha Sthepanie Meyer assim como eu super amadora e detesta as obras dela, por causa disso vai pensar que todo autor americano é ruim? De jeito nenhum! Existem todos os tipos de autores e histórias, e todas elas se adequam a gostos diferentes. Já vai deixar de lado os nacionais sem nem ao menos tê-los conhecido?
 É pessoal, isso é bem complicado. Espero que quem ainda tenha esse hábito consiga livrar-se dele, afinal, devemos valorizar o que temos de bom aqui no Brasil! Estou com uma surpresa muito legal para vocês ainda esta semana, e quem estiver disposto a seguir meu conselho poderá começar a partir do que eu estou aprontando. 
 Bem, não vou estragar a surpresa né! Ainda é segredo. Fiz essa postagem apenas para comemorar essa maravilhosa data, interagir com vocês e expressar minha opinião. Continuem visitando o blog, lendo minhas publicações, e se tiverem a fim, leiam minhas histórias também! E continuem também a ler cada vez mais livros, para poderem suprir suas necessidades imaginativas através de boas histórias. Sonhem e se emocionem com livros! Isso faz tão bem...


FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO!!!!
:)
Abraços...

11 comentários:

  1. Eba!! Nem sabia que a data era hoje RSRSR Isso aí viva a literatura nacional!!!!
    Convido-a para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Preciso de seguidores para conseguir mais parcerias ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou seguindo Luiza! Obrigada pela visita :)

      Excluir
    2. Eii, Gih.
      Feliz dia nacional do livro, sua fofa. Hoje, é um dia super especial. Ler é tudo de bom :D

      Beijos,
      Emily Swan
      http://livro-apaixonado.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Oii Emily! Isso aí garota! Feliz dia nacional do livro pra você tambééém!!! :D

      Excluir
  2. Adorei seu post e realmente é isso mesmo... Temos que valorizar o autor brasileiro.. eu mesmo firmei muitas parcerias e estou pegando vários livros de autores brasileiros.. então é um preconceito que temos que acabar.. voce escreve muito bem Gih.. parabéns. E boa sorte nos seus projetos, porque como percebi sua determinação, tenho certeza que vai chegar onde quer.. bjinhos..

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Gui! Que bom que gostou do post, e muito obrigada pelos elogios!!! Fiquei até emocionada rsrs. Desejo o mesmo pra você viu?
      :)

      Excluir
  3. oi,
    otimo post!
    adorei
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  4. "Tenho uns 20 projetos de livros" Tudo isso?! Tem mais projeto que eu... rs
    Feliz dia do livro (que foi ontem)... rs. Eu tenho vários livros começados, e dois sendo escritos em paralelo... kkk

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Tenho bastante sim Flavio, e a cada dia surgem mais. Opa, ficarei aguardando os próximos lançamentos... :)

      Excluir
  5. Gih... que post legal! UAU!!! 20 projetos de livros em mente... boa sorte nos projetos e me avisa quando lançar, quero autógrafo!!
    bjos flor!

    ResponderExcluir