20 setembro, 2012

Resenha: "O Círculo de Pedra" - R. Costac

 Semana cheia embora não tenha muito para postar... Mesmo assim li esse livro em menos de sete dias e ele realmente supriu TODAS as minhas expectativas, indo até um pouco além delas. Agradeço DEMAIS à Camila Darc por ter me presenteado na promoção! Eu tinha razão por desejar tanto O Círculo de Pedra...

Título: O Círculo de Pedra
Subtítulo: As Lendas Vivem
Autor: R. Costac
Páginas: 600
Editora: Novo Século - Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2012
ISBN: 9788576796480
Categoria: Literatura brasileira
Classificação: *****

Sinopse: Você seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?
 O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca... nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre?
 Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem.

Sobre o autor: R. Costac nasceu na cidade do Rio de Janeiro no verão de 1961. É formado em História e Geografia; e por alguns anos, lecionou em cursos de pós-graduação que lhes foram particularmente gratificantes. Atua profissionalmente na indústria farmacêutica onde conheceu muitos amigos e pessoas interessantes. Desde muito jovem é apaixonado pelas questões de Astronomia, Arqueologia e Geologia. Sempre foi um dedicado frequentador de museus de diferentes áreas de conhecimento e por toda a vida esteve rodeado de livros que o inspiraram a escrever a sua primeira obra. Casado e com dois filhos, mora atualmente em Curtiba no Paraná. O Círculo de Pedra é o primeiro de dois volumes de uma grande aventura que atravessa séculos.

Resenha

 Como já disse outras vezes aqui no blog, há bastante tempo desejava esse livro. Só não o comprei porque ainda não havia chegado na livraria da minha cidade, mas graças ao No Limite da Leitura recebi ele gratuitamente em minha casa, com dedicatória e marcador autografado para completar. Isso foi a mais de um mês atrás, porém, com o atraso das leituras anteriores demorei a começar a lê-lo. Ainda assim demorei muito pouco em vista das 600 páginas e do pouco tempo livre que me resta diariamente. Quando comecei a ler não quis parar mais, e você saberá o porquê disso. Entretanto, deixarei-o muito curioso, pois esse livro é daqueles que de tão especial não dá vontade de fazer uma resenha cheia de spoiler...
 A história se passa no ano de 1933. A Ilha da Coroa fica localizada na costa brasileira e é sede da melhor escolha existente. É muito conhecida por suas exigências quanto à disciplina que fazem muitos alunos desistirem ou serem expulsos, mas também chama atenção por todos os seus formandos se tornarem pessoas influentes e de muito sucesso em suas respectivas carreiras. 
 Tudo começa quando cinco jovens são aceitos por apresentarem o grau de inteligência necessários para entrar na escola. Estes são:  Os irmãos ingleses Daniel e Margareth, que adoram fazer disputas entre si; o francês Marc, talentosíssimo músico, que toca esplendorosamente piano, violino e flauta; o americano Chester, com um dom quase que mágico com os cavalos; e o brasileiro Rafael, que por ter trabalhado como chaveiro tinha uma grande habilidade em destrancar portas. Os quatros meninos têm 14 anos e Margareth tem 13.
 Em torno da Ilha da Coroa havia um fenômeno nada convencional. As águas se agitavam constantemente formando um círculo perfeito em torno da ilha, e os meninos ficam muito curiosos quanto à isso. Outra coisa que desperta-lhes interesse é a densa floresta, onde a entrada é COMPLETAMENTE proibida. 
 Apesar de toda essa curiosidade os cinco estudantes notam que as pessoas não questionam tais "estranhices" e aquilo apenas aumenta o desejo de descobrir qual é o segredo por trás da Ilha da Coroa. E esse desejo vai ser capaz de fazê-los arriscarem suas permanências na escola e por fim, suas próprias vidas, levando-os à uma aventura inimaginável.
 O livro é realmente MUITO bom. O conteúdo que descrevi brevemente aí em cima é fruto dos acontecimentos das primeiras 200 páginas do livro, depois tudo muda. Obviamente não vou contar o segredo, mas sinceramente, de início eu achei um pouco parecido com outros livros que li. Embora isso não tenha mudado no decorrer do livro R. Costac mostrou seu jeito de escrever, e acredito que seus conhecimentos em História e Geografia fizeram tudo ficar tão perfeito que me deixou completamente encantada. 
 Fiquei pasma em como a leitura flui bem. O livro é grande dimensionalmente e as letras pequenas, ainda assim, quando eu me dava conta já tinha lido 50 páginas pensando que tinha apenas uns 10 minutos de leitura. A história é tão boa de se ler que eu quase me esquecia do tempo, e sempre queria ler um pouquinho mais rsrs. 
 O final do livro não me surpreendeu, aconteceu o que de fato teria de acontecer, e foi totalmente "com final". Por ser dividido em dois volumes era de se esperar que fosse estilo O Senhor dos Anéis, um continuação do outro. Entretanto, só depois de tudo ser finalizado que vem o que te faz querer ler o segundo livro. E eu estou LOUCA para que seja lançado! Adorei o livro e quero muito ler a continuação! Embora os personagens sejam pré-adolescentes não é nada infantil, é pura fantasia, e eu recomendo à todos para que leiam, pois vale a pena descobrir esse segredo.

Trechos

 Havia pouca esperança de conseguir ajuda naquele fim de mundo, mas ele não tinha outra alternativa e resolveu prosseguir. O luar clareava com palidez o caminho à sua frente confundindo a sua visão embaçada pelo castigo que lhe foi imposto. O marulhar das onda rosnava atrás dele, e se distanciava, abafado pela sinistra quietude do interior daquela terra estranha. 
 O silêncio foi quebrado por um grito apavorante que deveria de onde vir de onde seu nariz apontava. Ele correu e viu mais adiante uma intensa luz emanando do que poderia ser a entrada de uma caverna. Seu impulso de aventureiro fez com que ele ali entrasse, apoiando-se nas paredes rochosas, sentindo estranhamente uma forte pressão nos ouvidos, que reduziu sensivelmente sua audição. Passo a passo, prosseguiu na direção da luz que lhe era mais e mais brilhante. Foi naquele instante que o capitão ficou estarrecido ao deparar-se com aquela coisa. Seus olhos se arregalaram diante da visão aterradora. Algo que ele jamais esqueceria enquanto vivesse." Orelha da capa da frente.

Bom , dessa vez não coloquei apenas um trecho,
decidi que não iria falar mais do que devo, por isso achei melhor ficar assim.
Gostei realmente do livro e espero que tenha gostado da resenha.
Havia um bom tempo que eu não lia uma história do gênero
e estava precisando mesmo de uma fantasiazinha rsrs.
:)
Aguarde a próxima resenha!
Grande abraço...

10 comentários:

  1. A meu deus, Gih! Pra que fazer isso comigo, me colocar mais um livro na wishlist! kkkkk
    Tenho evitado resenhas de livros grandinhos assim pq me falta $$$ no momento. Mas toda hora esse livro pipoca na minha frente nas livrarias (pra quem quer conter a compra compulsiva de livros, eu visito livrarias demais) e eu to ficando com muita vontade de ler. Aiai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Entendo perfeitamente sua situação, mas não vou te desmotivar rsrs O livro vale a pena sim Pri, quando puder adquira-o, vai valer a pena :)
      Abraços...

      Excluir
  2. oia so *-* fiquei curioso para ler, me empresta quando eu for ai? *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresto sim moxinho *--* Em novembro você pega comigo, mas só se não esquecer de trazer O Senhor dos Anéis u,u kkkk
      s2

      Excluir
  3. nossa o livro deve ser mt perfeito né uau
    to mega afim de ler

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, Gih!
    Não sabia que o livro era tudo isso e nem tinha me interessado por ele, mas após ler a sua resenha, fiquei muito curiosa para lê-lo. O que não é nada legal, visto que eu estou totalmente sem tempo e sem dinheiro, então, sinta-se culpada!!! HAHAHAHA
    Que bom que gostou dessa leitura.

    Um beijo
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Pode deixar, vou me sentir muito culpada quando você adquiri-lo e acabar amando a história! *--*

      Excluir
  5. Oi Gih, este livro está sendo muito bem recomendado. Espero ler em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei imensamente feliz em saber que você gostou de O Círculo de Pedra. Estou me dedicando muito para que o segundo e último volume seja tão bom ou melhor que o primeiro. Muito, mas muito obrigado pelos elogios. Um dia, quem sabe, você também viajará pelas fantásticas terras da Cadecália. Pois são pessoas como você que merecem viver em um mundo assim... onde as lendas vivem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ricardo, não sabe como suas palavras me emocionam! Obrigada pelo carinho, e você merece todos os elogios que fiz e muitos mais.
      Fico aguardando - ansiosamente - pelo segundo volume!
      Muito sucesso!
      *-*

      Excluir