16 agosto, 2012

Resenha: "O Símbolo Perdido" - Dan Brown

 Devo dizer que, pelo tamanho desse livro e minha disponibilidade de tempo, eu o li muito, muito rapidamente.  Então, agora vou contar-lhe um pouco sobre esse livro MARAVILHOSO escrito por um homem que é nada mais nada menos que um gênio.

Título: O Símbolo Perdido
Autor: Dan Brown
Páginas: 512
Editora: Sextante
Ano: 2009
ISBN: 978-85-99296-55-4
Categoria: Sinais e Símbolos - Ficção / Ficção Americana
Classificação: *****

Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas.
 Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.
 Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.
 Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
 Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico.
 O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas neste trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Ioune Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.
 Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, desafiando-os a abrir a mente para novos conhecimentos.

Sobre o autor: Dan Brow é o autor de livros de suspense mais populares da atualidade. Seu mega-seller O Código Da Vinci já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Ele também escreveu Anjos e Demônios, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto. Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.


Resenha


 Os que leram os livros ou viram os filmes cujo personagem principal é Robert Langdon sabem bem como é. Eu apenas assisti "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios", e são muuuuito bons, embora já me disseram que são péssimos perto dos livros. O livro de Dan Brown que li foi "Ponto de Impacto" e  eu soube que deviam mesmo ter razão. Há cerca de três anos vi na biblioteca "O Símbolo Perdido", mas perdi a oportunidade de pegá-lo e só o encontrei novamente nas prateleiras alguns dias atrás. Eu havia ido lá sem intenção de pegar um livro, apenas devolver, mas a tentação foi muito grande e eu não queria perder minha chance. Valeu a pena um milhão de vezes.
 Não é possível sequer imaginar como é esse livro. Creio que nem ao menos conseguirei me expressar direito nesta resenha pois o livro me deixou simplesmente "sem palavras". Antes do prólogo têm três parágrafos e eu me lembro de ter visto algo parecido em "Ponto de Impacto".  Dizem os dois últimos: 
 "Todas as organizações citadas neste romance existem, incluindo a Francomaçonaria, o Colégio Invisível, o Escritório de Segurança, o Centro de Apoio dos Museus de Smithsonian (CAMS) e o Instituto de Ciências Noéticas.
Todos os rituais, informações científicas, obras de arte e monumentos citados neste romance são reais.".
 Queria eu ler este livro de frente para o computador com o Google aberto, mas demoraria muito. Em cada página informações a respeito de Washington, das organizações, irmandades e etc são feitas, tudo dentro do contexto da estória. Isso faz com que a narrativa de Brown seja de longe a mais RICA que poderia se imaginar. Você lê completamente vidrado com os acontecimentos dos personagens e ao mesmo tempo se depara com tanto conhecimento histórico-cultural que nem percebe uma "aula" que está tendo. Fora que a visão de Washington nunca foi tão apreciada por mim, depois de ler "O Símbolo Perdido" despertou-me a vontade de conhecer a capital dos EUA.
 Tudo se inicia com uma falsa palestra que Robert Langdon foi convidado a dar por Peter Solomon de última hora. Na realidade Solomon havia sido sequestrado e o Mal'akh, o dito cujo, que estava preparando tudo. A primeira visão após Langdon descobrir que não havia palestra nenhuma foi a mão do próprio Peter, com algumas tatuagens, bem no meio do salão mais misterioso do Capitólio. Desta maneira o sequestrador "convida" Robert a ir em busca do que ele queria, um segredo guardado à séculos pelos maçons, mas que nem eles mesmo tinham total conhecimento sobre o que se tratava.
 Quando se pensa que tudo tem ligação com a Francomaçonaria, tal qual o mais alto grau era ocupado pelo próprio Peter Solomon, engana-se. Os Antigos Mistérios envolvem todas as civilizações que se pode imaginar e as provas descritas no decorrer do livro são irrefutáveis. 
 Antes do encontro de Langon e Katherine os dois estão em acontecimentos paralelos. E a ciência noética é algo que fascina a quem lê, mesmo porque na estória tudo é baseado na realidade desse estudo que tenta comprovar basicamente o poder da mente humana. Em recordações de Katherine ela e o irmão discutem como até mesmo cientistas brilhantes como Einsten e outros acreditavam que o misticismo era uma ciência ainda não compreendida. As descobertas de Katherine em seu laboratório eram simples redescobertas, assim como várias outras que Peter revelara a ela em sua juventude, quando ele despertou seu interesse por esse tipo de coisa.
 Depois que o simbologista e a cientista se unem para ir em busca do local onde jazia enterrado aquilo que Mal'akh queria, mais revelações vêm à tona. Mas, depois das 300 primeiras páginas começa a onda permanente de surpresas. Sinceramente, Dan Brown quase me MATOU do coração um punhado de vezes!!! Tanta coisa que eu não fazia IDEIA de que aconteceria. Tantas ligações obvias, mas ao mesmo tempo inimagináveis! O livro é cheio de acontecimentos que te deixam precisando de um tapa na cara a todo momento, para sair da mente frases como: "NÃO É POSSÍVEL!", "ISSO NÃO PODE TER ACONTECIDO!" "AH, EU NÃO ACREDITO QUE DAN BROWN FEZ ISSO COMIGO!". Várias vezes me vi esperneando em cima da cama enquanto lia por estar perplexa com o que acabei de ler. 
 Bem, já estendi demais essa resenha rsrs. Tenho apenas mais uma coisa a lhe dizer: Leia "O Símbolo Perdido"! Leia os livros de Dan Brown. Ele o proporcionará uma experiência nunca antes vivida. Se algum autor fez algo parecido com o que ele fez eu não conheço, mas iria com todo prazer do mundo querer conhecer. Com certeza Brown merece todo o prestígio que tiveram seus livros, filmes e seu próprio nome. Merece o nosso prestígio tanto quanto nós merecemos apreciar obras tão magníficas.

Trechos


 Mal'akh adentrou no santuário de seu quarto com uma atitude de reverência, trancando a porta atrás de si. Enquanto seguia em direção ao toucador, parou, sentindo-se atraído pelo enorme espelho dourado. Incapaz de resistir, virou-se para encarar o próprio reflexo. Vagarosamente, como quem desembrulha um precioso presente, abriu o roupão para revelar o corpo nu. A visão o deixou maravilhado.
Eu sou uma obra-prima." Página 20.

 "A chave para nosso futuro científico", dizia sempre seu irmão, "está escondida em nosso passado." Peter, que passara a vida inteira estudando história, ciência e misticismo, havia sido o primeiro a incentivar Katherine a aprimorar sua formação universitária debruçando-se sobre a filosofia hermética primitiva.
[...]
Seu irmão correu um dedo pela comprida prateleira de lombadas de couro rachadas e velhos volumes empoeirados.
-O conhecimento científico dos antigos era impressionante... Só agora é que a física moderna está começando a compreender tudo o que eles diziam." Página 63.

 Langdon teve de adimitir que, depois de suas experiências em Roma e Paris havia recebido vários pedidos de ajuda para quebrar alguns dos grandes códigos não decifrados da história. [...]
-Pode me dizer o significado desses ícones?
Não são ícones, pensou Langdon. São símbolos. Ele havia reconhecido aquele códio na mesma hora: uma linguagem cifrada do século XVII. Langdon sabia muito bem como quebrá-lo." Página 170.



Bom, isso é tudo!
Espero que tenha gostado e que leia o livro!
:)
Abraços...
Até mais!



Gostou? Então compartilhe! 

9 comentários:

  1. Ah, eu sou MUITO curiosa para ler algo do Dan Brown, todo mundo é só elogios! Adoro livros que me surpreendem, então acho que me daria bem com esse :D Confesso que nunca fui tãão louca pra ler algo do autor, mas a sua resenha conseguiu atiçar a minha curiosidade!
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não era Larissa, peguei Ponto de Impacto porque achei a capa e a sinopse interessantes, mas quando cheguei à 10ª página já estava completamente fascinada. Eu nem percebi que depois de tanto tempo sentia falta de uma narrativa assim. Você vai adorar, tenho certeza! *--*
      Abraços...

      Excluir
  2. Oiiii Gih, eu adoro Dan Brown, e apesar dele divagar muito na narrativa, eu fico imaginando cada detalhezinho.hehe

    Comprei O Símbolo Perdido, mas ainda não tive paciência para lê-lo, mas em breve (talvez,hehe) eu pretendo ler...

    Adorei a resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler...

    Beijos

    Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe! kkk Você é a primeira pessoa que vejo falando isso! A narrativa dele não é devagar, ele só estende a estória para ficar com uma riqueza de detalhes maior, por isso a gente consegue imaginar, visualizar cada detalhezinho! Leia-o, depois da página 100 tudo fica MUITO mais turbulento e depois da 300 fica ainda MAIS! É emoção atrás de emoção *--*
      Obrigada Tatá!
      Um abração!

      Excluir
  3. Boa tarde :)
    Eu nunca li uma obra do Dan Brown >.<
    Mas adorei sua resenha :)
    Claro,votei na enquete já >.<

    Beijos Gih e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sandro! O livro é realmente muito bom!!!
      :)
      Tudo de bom para você!

      Excluir
  4. Que eu me lembre eu nao li este livro ainda nao...
    só li anjos e demonios desta trilogia, mas minha mae leu O Código da Vinci e amou! :D
    Sua resenha está ótima! Parabéns! Gostei msm, gi! :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn que bom Camila! Fico muito feliz que tenha gostado! *-*
      Abraços...
      Até mais!

      Excluir
  5. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir