04 fevereiro, 2014

Resenha: "Coração de Vidro" - Marcos de Sousa

Oiê, gentem!!! Sim, tô desaparecida, completamente sumida do blog. Eu sei que era período de férias, mas eu tive meus motivos, que não justificam tanto assim o meu sumiço. De qualquer forma, isso é assunto pra outro post, porque hoje venho FINALMENTE, postar uma resenha, e é a primeira resenha de um livro de poemas!!!

Título: Coração de Vidro
Autor: Marcos de Sousa
Editora: Biblioteca 24horas
Páginas: 116
Ano: 2012
ISBN: 978-85-4160-253-2
Classificação: 

Sinopse: No livro Coração de vidro, Marcos de Sousa demonstra a metamorfose de um coração após ser tocado pelas sutilezas do amor. O próprio poeta proclama: Se nos charcos pode nascer uma rosa / Ou um lírio, quem sabe, / Não pode nascer um coração de diamante / Dos destroços de um coração de vidro? 
Marcos de Sousa, em seu livro de estreia, emociona corações apaixonados e encanta os descrentes da existência do amor. 

Sobre o autor: Marcos de Sousa nasceu em março de 1992 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de mineiros, passou parte de sua infância no interior de Minas Gerais desenvolvendo o gosto pelo simples e belo.
No ano de 2010, venceu o seu primeiro concurso literário, Concurso Nacional Estudantil de Crônicas e Poesias Meu Pé de Laranja Lima, reforçando assim o anseio de ser escritor.
No ano de 2011 deu início ao seu curso de Letras português/literatura, no qual se encontra no quarto período. 
Em 2012, lança seu livro de estreia: "Coração de Vidro".

Resenha

Como sendo esta a primeira resenha que não é de um romance, mas de uma coletânea de poemas, devo dizer que sempre preferi proza, mas que também sempre gostei de poesia. Na verdade, acho que é o mesmo esquema de quando ouvimos uma pessoa dizer que não gosta de ler livros... Sabemos que ela apenas não teve oportunidade de ler uma história que a realmente interessasse, que tocasse seu eu, seus diversos eus. Então, eu sempre preferi romances, mas nunca deixei de me lembrar dos poemas, afinal, há tanta coisa que vale a pena ler nesse mundo... E é esse o caso de Coração de Vidro.
Não é possível resumir ou dar prévia de poemas curtos (meus preferidos... normalmente me perco em poemas muito compridos), então essa resenha deve ser um pouco diferente, apenas uma expressão, uma demonstração do que é possível sentir ao vislumbrar tal obra, juntamente à minha opinião pessoal, é claro.
Uma coisa é importante, ou melhor, não é importante para ler esses poemas, o estado sentimental. Realmente é uma coletânea que retrata o amor, mas nenhum deles é em sua totalidade idealista, ou surrealista, ou pessimista, ou romântico. Cada poema em Coração de Vidro tem sua particularidade, e é impossível não ser tocado por nenhum, ou por vários.
Alguns nos fazem perder o fôlego de tanto amor colocado em tão poucas estrofes, versos, palavras... Já outros são tristes, angustiantes. E ainda pode-se perceber os mistos, aqueles que despertam vários sentimentos no leitor.
Na primeira parte do livro, que começa na página 15 e vai até a 88, cujo subtítulo é "O Brejo dos Corações", não se sabe exatamente o que irá encontrar a cada poema. Poemas calorosos, sofridos, empolgantes, esperançosos, desencantados, desiludidos, e até mesmo frígidos... Todos falando de amor, todos retratando esse sentimento tão complexo, que acalenta tanto em alguns momentos, e em outros tortura. Então, como não se identificar? Impossível! 
Não há escapatória. Você, em algum momento, vai se ver naqueles versos, e vai sorrir com eles, ou chorar com eles, e não vai conseguir parar de lê-los até que acabem... Afinal, todos já amamos, e de diversas formas, algumas mais profundas, várias superficiais, mas não há como negar que já amamos.
Não vou citar todos os poemas do Marcos de Sousa que eu gostaria de levar comigo (eu ainda vou comprar esse livro rsrs, assim fica mais fácil), mas houve alguns especiais, que embora não expressem minha realidade amorosa atual, me fizeram refletir bastante, tocaram fundo meu coração, e até quase fizeram ele se quebrar como o perfeito coração de vidro que é. Estes são: Flores de Plástico, Brevidade, O tempo passa, Isto, Palavras, e acho que cinco já tá bom demais, porque eu poderia colocar tranquilamente mais uns dez nessa lista rsrs. Mas ainda há outros, pois estes poemas citados estão todos n'O Brejo dos Corações'.
A segunda parte do livro têm como subtítulo "Coração de Diamante", e acho que não tem jeito de separar esses poemas uns dos outros. Todos eles mostram o surgimento e a construção de um amor, a transformação de um coração de vidro em um coração de diamante. Esses, creio eu, são poemas do tipo que fazem amores aumentarem, corações frágeis quererem se tornar belas jóias resistentes. Foi isso que o eu lírico passou em cada um deles, e não sei porquê, acho que a vida do poeta estava tão presente... rsrs.
Bom, acho que isso é o suficiente pra mostrar a vocês o quanto eu gostei de Coração de Vidro... Foi uma leitura deliciosa, poemas realmente apreciáveis, e é admirável o talento do autor, Marcos de Sousa, com as palavras. Sua seu verso livre quase salta para fora das páginas. Os poemas têm sua complexidade mais levada para o interior, e isso faz com que fluam muito bem, embora a linguagem seja, na maioria das vezes, mais rebuscada, típica desse gênero literário.
Enfim, eu realmente me encantei com a obra. E tenho certeza que isso não é exclusividade minha. Assim que terminei de ler pensei: "poxa, porque eu não li esse livro antes?!". Foi maravilhoso descobrir uma grande realidade: é simplesmente impossível não ter e não se apaixonar por um Coração de Vidro.


Isso é tudo, pessoal!
Espero que tenham gostado da resenha.
Volto em breve...
Beijos!

3 comentários:

  1. A resenha ficou linda. Sou suspeita para falar, mas esse livro é lindo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou ótima, Gih! Me pareceu ser um belo livro com poemas belíssimos. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir