23 novembro, 2012

Resenha: "Línguas de Fogo" - Karen Soarele

 Háhá, falar que ando sumida já ficou massante, não preciso nem dizer mais nada após mais quatro dias sem dar sinal de vida por aqui, a não ser essas últimas palavras rsrs. 
 Bem, li durante a semana dois livros. Um deles, o qual comecei e terminei ontem é um livro de crônicas muito bom do Humberto Verneck (aquele que citei no post sobre Literata) e peguei emprestado com um colega de escola que teve coragem de dar R$ 35,00 em 192 páginas para fazer a prova do CEFET, proeza que não consegui realizar. Não vou fazer resenha, mas deixo aqui nesta uma recomendação. Leiam "Esse Inferno Vai Acabar", apesar eu ser suspeita de dizer, pelo autor se tratar de um belorizontino filho de uma setelagoana, garanto que vale a pena.
 O segundo livro que li havia começado há alguns dias, quando o recebi em minha casa - repentinamente, diga-se de passagem. É o livro de um book-tour, que por sorte fui a segunda pessoa da lista, ainda que confidenciasse à sua organizadora que ele chegou em péssima hora devido às provas para entrar na Universidade e ao temido TCC. Entretanto, o li com muito gosto e afirmo que foram preciosas horas de sono muito bem perdidas, e você saberá porquê logo abaixo, nesta resenha.

Título: Línguas de Fogo (Livro 1)
Subtítulo: Crônicas de Myríade
Autora: Karen Soarele
Páginas: 216
Editora: Cubo Mágico
Ano: 2012
ISBN: 978-85-65337-00-7
Categoria: Literatura infantojuvenil
Classificação: *****

Sinopse: Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. 
Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome. 
Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.

Sobre a autora: Karen Soarele sempre foi apaixonada por livros, filmes e jogos on-line. O que  todas essas coisas têm em comum? Nelas, nada é impossível. No decorrer de alguns anos criou seu próprio mundo, Myríade, uma terra cheia de perigos e magia, onde seus heróis e heroínas vivem aventuras incríveis!
 Karen é graduada em Publicidade e Propaganda, e cursa pós-graduação em Linguagens e Produção Textual. Mantém em funcionamento um blog pessoal, onde publica contos, textos de opinião e histórias do dia a dia. 
Para saber mais acesse: www.karensoarele.com.br

Resenha

 Línguas de Fogo se passa em uma terra chamada Myríade, e tem como foco principal a história de Aisling e Dharon, dois amigos que mostram exatamente o que é se assumir riscos para salvar a vida das pessoas com quem nos importamos.
 Myríade é um lugar cheio de mistério e magia, onde pessoas de cada reino podem adquirir a capacidade de controlar o elemento referente ao seu próprio. Os personagens principais são de Sollace, uma pequena vila de Vulcannus, onde, como o nome já dá a entender, o elemento é o fogo. Hynneldor é um reino vizinho à Vulcannus, com o qual obtém uma rivalidade que perdurava por anos, e seu elemento é o ar.
 A história começa quando Dharon, guerreiro de Sollance, é ferido por uma Salamandra - criatura mágica que vivem em vulcões. Ele e Aisling só conseguem escapar pela avó da menina misteriosamente ter o poder de controlar o ar... Antes de irem são alertados pela velhinha que, ao ser ferido pelo animal, Dharon foi também envenenado e teria pouco tempo de vida, o problema é que o antídoto só poderia ser encontrado em Hynneldor. Assim, os dois partem em direção ao reino inimigo em busca da salvação do jovem guerreiro.
 Realmente me surpreendi com Línguas de Fogo. Confesso que participei do book-tour mais pela vontade de conhecer novos livros que pela curiosidade por este em especial. Mas só de ver do que se trata dá uma pontinha de curiosidade: um livro ao estilo épico, com um novo mundo a ser criado, reinos envoltos pela mágica, e, o mais importante, criado por uma moça jovem quando o gênero normalmente é dominado pelos homens. 
 Ao começar a ler o livro mais uma surpresa: UM MAPA! Isso mesmo, um mapa do continente em que se passa a história! Acho que me acostumei tanto a ver mapas apenas em livros de autores que nem passou por minha cabeça ver o mapa em um livro de uma autora. Sinto até vergonha por isso, me senti muito menos feminista com esse pensamento, mas achei MUITO legal!
 Bem, além disso a história tem elementos fantásticos muito interessantes, principalmente em relação aos poderes elementares. A vilã, uma Pistiro - raça  muito ligada ao fogo que vive, geralmente, nos vulcões - chamada Kendra, é excêntrica, mimada e cheia de si, mas tem muita personalidade, tanto que quer ter sempre ao seu lado em postos inferior ao seu mulheres, nunca homens, por mais que sejam competentes.
 Não vou falar muito mais para não encher essa resenha de spoiler, mas é importante dizer que o caminho de Aisling e Dharon é cheio de aventuras, além de que o final é cheio de surpresas, deixando muita curiosidade relacionada ao próximo livro da série, Tempestade de Areia.
 Em relação à erros de português, simplesmente NÃO existem, a edição da editora Cubo Mágico - até então desconhecida por mim - foi perfeita, não deixou passar nada. Achei as cinquenta primeiras páginas meio chatinhas, por não ter entrado em cena nada de interessante, mas após isso acontecimentos em cima de acontecimentos me prenderam tanto que mal consegui deixar para terminar o livro no outro dia. 
 A capa do livro é bem bonita, mas não consegui fazer muita referência aos protagonistas que lá estão representados, embora as características citadas no livro sejam as mesmas, ou quase. Preferia que estivesse sido colocada no lugar a Salamandra, que, belíssima, ficou na capa de trás do livro. Mas, como sigo a filosofia de que a capa é um dos elementos mais supérfluos de um livro, não me importo muito com isso.
 Concluindo - depois de tanta falação que quase virou encheção de linguiça rsrs -, Línguas de Fogo é um livro que merece ser lido. É uma literatura fácil, rápida e de satisfação garantida. Parabenizo à Karen por seu talento, parece que a pós-graduação que ela escolheu caiu como uma luva, ela tem futuro no negócio.

Trechos

 Qualquer poder mágico que não fosse relacionado ao fogo era crime em Vulcannus. Todos sabiam! E isso fazia da velha senhora uma traidora. Mas, apavorada que estava, Aisling ficou feliz em saber que, por tantos anos, a avó escondera um segredo que, por fim, salvaria suas vidas. A salamandra continuou tentando atacar por todos os lados, mas tudo o que fazia era inútil." Página 33.


Gente, esta foi a resenha!
Agradeço imensamente à Lylu, parceira do blog, 
por ter me avisado que estava organizando este maravilhoso book-tour.
Agradeço também à Karen por enviar os lindos marcadores para nós participantes,
fico triste por ficar com apenas um, mas fique você feliz se ler esta resenha,
por saber o quanto quero ler A Rainha da Primavera rsrs.
E à vocês meus lindos leitores, agradeço por, apesar de meus sumiços,
continuarem acompanhando o blog!
:D
Por hoje é só.
Grande abraço para todos!


17 comentários:

  1. Oi, Gih.
    Eu já ouvi falar desse livro, mas não me interessei muito.

    Beijos,
    Emily Swan
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olhaa, esses livros costumam nos surpreender, temos que ficar ligados porque deve ser uma ótima leitura ;)

    Até mais Parceira \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssimo Caíque! Surpreendem mesmo, leia você também! :D

      Excluir
  3. Hey Parceira, vce ganhou um selinho vem buscar! haha
    http://tenerdificando.blogspot.com.br/2012/11/selinho-musica-para-meus-ouvidos.html

    ResponderExcluir
  4. Oi@
    Adorei conhecer seu blog!
    Seguindo!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aqui é a Nathália do Livroterapias e só queria te avisar que você recebeu um selinho no nosso blog http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/11/selinho-2.html

      Excluir
    2. Obrigada meninas!!! Também adorei conhecer o blog de vocês! Já estou seguindo viu? Ah e amei o meme, em breve vou publicá-lo. *-*

      Excluir
  5. a verdade tem sim um erro uahsauhsauhasuh
    achei na página 32 senao me engano, até mandei um e-mail pra karen pq somos parceiras.
    nem é um erro gritando, só falta um L no nome da personagem principal *sou mega detalhista
    por isso que achei xp
    eu tbm to afim de ler a rainha da primavera sabe, ja baixei e to esperando um tempo para poder pegar pra ler no pc.
    sab eu adorei a douce *u* desde o ocmeço sabia q ela era especial
    quero ver ela em outros livros sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Alice, sério que eu nem percebi!!! Ah, mas 1 erro é uma marca histórica, normalmente as primeiras edições estão lotadas!
      Ah eu também adorei a Douce - embora não tenha gostado muito do nome rsrs -, aquele gran finale dela foi sensacional!
      *-*
      Ai eu quero muito ler A Rainha da Primavera! Vou procurar a Karen depois...

      Excluir
  6. Sabe Gih, por mais que a sua resenha seja muito legal não me deixou com vontade de ler. Tem livros que por mais que você goste do gênero você não sente interesse...

    Mas parabéns pela resenha, viu? :)

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente Mylloca... É assim mesmo, tem livros que não nos interessam, mesmo que todo mundo fale que são bons rsrs.

      Excluir
  7. Oi, gostei da capa do livro :) e tem um meme para vc la no blog espero q goste e estou lhe seguindo aqui no blog se vc puder retribuir agradecerei bjs.

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou participando do booktour também e estou louca pra ler. Eu amei a capa, e sua resenha me deixou mais curiosa, Parabéns!
    Um beijo!
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Giih!!! Ele é muito bom, você vai adorar! :D

      Excluir
  9. Oi, Gih!

    Começou hoje a gincana de lançamento de Tempestade de Areia!! =D
    Participe: http://tinyurl.com/l2ary38

    Beijos!

    ResponderExcluir