19 outubro, 2012

Resenha: "O Silmarillion" - J. R. R. Tolkien

 Fiquei alguns dias sem postar aqui no blog... Provas e mais provas no curso técnico deixaram minha semana muito tumultuada e cansativa. E esse livro foi BEM complicado de ler, apesar de ter gostado bastante dele. Bem, vou contar melhor para vocês a história de O Silmarillion, e consequentemente, a história desde o começo do mundo em que se passa O Senhor dos Anéis...

Título: O Silmarillion
Autor: J. R. R. Tolkien
Organizador: Christopher Tolkien
Páginas: 470
Editora: WMF Martins Fontes
Edição: 2009
ISBN: 978-85-7827-126-8
Categoria: Literatura inglesa
Classificação: ****

Sinopse: O Silmarillion, publicado quatro anos após o falecimento do seu autor, é um relato dos Dias Antigos, a Primeira Era do Mundo. Em O Senhor dos Anéis, foram narrados os grandes eventos do final da Terceira Era; as histórias de O Silmarillion, no entanto, são lendas derivadas de um passado muito mais remoto, quando Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habitava a Terra-média, e os altos-elfos guerrearam com ele pela recuperação das Silmarils.
 Mas O Silmarillion não relata apenas os eventos de uma época muito anterior àquela de O Senhor dos Anéis, em todos os pontos essenciais de sua concepção, ele também é, de longe, a obra mais antiga. Na realidade, embora na época não se chamasse O Silmarillion, ele já existia meio século antes. Em cadernos velhíssimos, que remontam a 1917, pode ser lidas as versões iniciais das histórias mais importantes da mitologia, muitas vezes escritas às pressas, a lápis.

Sobre o autor: J. R. R. Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892. Teve uma longa e ilustre carreira acadêmica, porém se tornou mais conhecido por suas extraordinárias obras de ficção, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 1972, Tolkien foi agraciado com os títulos de Comendador do Império Britânico e de Doutor honoris causa em Letras pela Oxford Universtity. Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e venderam mais de 50 milhões de exemplares no mundo todo. Tolkien faleceu em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos.

Resenha

 Acho que nunca em minha vida li um livro tão difícil de ser resenhado como O Silmarillion! Isso porque é TANTA informação que é difícil até mesmo assimilar tudo o que nos é contado durante a leitura. Imagine só, toda a história, desde antes da criação de um mundo inteiro, contada detalhe por detalhe, acontecimento importante por acontecimento importante, até o fim da Terceira Era, que é retratada em O Senhor dos Anéis... Pois é minha gente, não é pouca coisa não! Vou relatar aqui, portanto, o que achei de importante. Impossível não conter um spoilerzinho, afinal, não é apenas uma história, é a história inteira, com centenas de personagens, sendo que 30% deles fazem parte dos principais, que são essenciais para o entendimento de tudo o que se sucede até a Terceira Era.
 Fazem quase três anos desde que li a trilogia O Senhor dos Anéis, não me lembro de tudo, todas as referências feitas durante a leitura dos três livros, que se entrelaçam com os acontecimentos de O Silmarillion. Mas ainda há muita coisa que era importante, e julgo isso relacionado basicamante à Valfenda, Gondor e Mordor. Bom, para quem não sabe tudo foi criado por Ilúvatar, que, no comando do canto dos Valar, fez com que criassem juntos Arda, o mundo da história. Ele enviou alguns dos Valar para Arda, para que pudessem prepará-la para a chegada dos Primogênitos imortais (elfos) e dos homens.
 Um dos Valar era Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, e Sauron era o Maia (espíritos que só não eram mais poderosos que os Valar e os auxiliavam) que o seguia. E durante as duas primeiras Eras o que mais teve foi batalhas, que por vezes foram vencidas por Morgoth, muitas pelos Valar, outras pelos elfos, ainda umas poucas pelos elfos e os Valar juntos, bastantes pelos elfos e anões,  e até algumas pelos elfos, anões e homens. 
 As Silmarills eram pedras que continham a luz das duas árvores de Valinor (terra dos Valar, as terras imortais para onde os elfos tanto iam em O Senhor dos Anéis) que foram destruídas. E por muito tempo ela ficaram perdidas e foram de mão em mão, até voltarem para seus devidos lugares quando Morgoth foi finalmente derrotado. E tudo aconteceu por causa do homem de quem descendem os fundadores de Valfenda e Gondor, e esse pessoal sofreu MUITO, e tudo é contado com detalhes.
 Elrond (o senhor de Valfenda, aquele elfo de cabelo preto) e Elros eram filhos de Eärendil, que por sua vez era filho de uma elfa com um homem. E Elwing, a mãe deles, era neta de Baren e Lúthien, sendo que Baren era um homem e Lútien era filha de um elfo com uma Maia, que foi a única de sua espécie a se apaixonar e viver com uma forma definida. Para vocês verem, esse povo todo eram MUITO importante! Os homens todos realizaram feitos incríveis e os elfos eram de mais alto escalão. Mas Elrond e Elros tiveram direito a uma escolha, por terem sangue élfico e humano puderam decidir de que lado ficariam. Obviamente Elrond ficou entre os Primogênitos, como é claramente mostrado na trilogia, porém Elros ficou com os homens recendo algumas dádivas, como a de vida mais longa e maior sabedoria, e ele fundou Númenor. Um dos filhos de Elros era Isildur, aquele que arrancou a mão de Sauron e ficou com o Um anel, e tal e coisa, e coisa e tal.
 O que é interessante nisso? Repararam que Aragorn, que era O Herdeiro de Isildur, último da linhagem, é também parente de Elrond, seu sogro? Sim, isso é o interessante da história, tudo resulta nisso! Tudo está totalmente interligado! Por isso que eu gostei de ler O Silmarillion, pois os fatos decorrentes dão o resultado daquele fim lá em Mordor, com a batalha a ocorrer enquanto o Frodo está chegando na Montanha da Perdição.
 É legal também saber sobre Galadriel, a senhora de Lórien. Seu pai forjou as Silmarils, e ela junto de seus irmãos carregaram por milhares de anos uma sina horrenda, cometendo  várias atrocidades enquanto desejam ter de volta as pedras sagradas.
 Eu disse que conteria spoiler rsrs. Bem, foi muito bom conhecer TUDO a respeito da Terra-média, da criação do Sol e da Lua - que são, literalmente, dois Maias - e toda as histórias dos noldos e dos eldar, tudo o que se conta naquelas musiquinhas típicas de O Senhor dos Anéis. Entretanto, recomendo essa leitura APENAS para quem realmente gosta da trilogia. 
 É MUITO cansativo ler O Silmarillion! A leitura é pesada, justamente por ser muita informação em poucas páginas. Confesso que por vezes fiquei com um soninho desgramado enquanto lia rsrs. Algumas vezes o que é contado é emocionante, outras é chato e monótono. Apenas por isso eu dei quatro estrelas para o livro. Entretanto, como eu havia dito, tudo é interligado e faz com que no final tenha valido a pena saber o que aconteceu anteriormente para lembrar o que houve no passado que  resultou naquele presente.
 No contexto, o livro foi muito bem escrito. O glossário no final é algo IMPORTANTÍSSIMO! Sem o glossário eu teria entendido bulhufas! Toda hora eu consultava os nomes de personagens, lugares e criaturas que não conhecia ou havia esquecido. A tradução e a edição foi praticamente impecável, apenas me incomodou um bocado a palavra "Ora", donde a cada 5 parágrafos 2 começavam com ela...
 Bem, novamente digo, ADOREI O Silmarillion e recomendo à todos que gostem de O Senhor dos Anéis! A história de Arda desde a sua criação é maravilhosa, e seus mistérios são inimagináveis. Apesar do cansaço que sentir durante a leitura, não deve ser abandonada, pois vale a pena no final. Ô se vale!

Como qualquer trecho não faria muito sentido aqui,
resolvi deixar sem.
Mas já contei muitas coisas importante,
portanto não seria necessário.
Bem, espero que tenham gostado da resenha!
Fui o mais sincera possível,
e tentei passar para vocês
o que realmente é o livro.
Então,
até breve!
:)
Abraços...

3 comentários:

  1. gente necessito ler esse livro de novo *0*
    amei a resenha.
    particularmente eu gosto do tolkien, e dos personagens dele.

    ResponderExcluir
  2. Leia mesmo Alice, você vai gostar já que gosta de Tolkien! Ele é um verdadeiro gênio, apesar de que, criou tanta coisa que acredito que ele não tinha mais o que fazer kkkkk Imaginação fértil, me inspiro nele... :)

    ResponderExcluir