13 setembro, 2012

Resenha: "Querido John" - Nicholas Sparks

 Demorei duas semanas para ler "O Morro dos Ventos Uivantes", em compensação, li "Querido John" em duas madrugadas. Com meu sono meio desregulado pensei que não faria diferença ficar lendo à rolar na cama, portanto, comecei a lê-lo anteontem, dia 11/09, por volta das onze da noite, e continuei até as três, abandonando a leitura com muito pesar devido ao fato de ter aula às 8 da manhã. Porém, envolvida demais para conseguir me conter, fiz o mesmo nessa madrugada, continuando a ler após a meia-noite e terminando novamente - mas desta vez o livro inteiro - por volta das três. E o que devo dizer a respeito? Não poderia ter dormido tão bem, e apesar de ter ficado meio cansada durante a aula, minha mente ainda vagava e vagará por muito tempo nas lembranças que permaneceram... São mais que lindas... maravilhosas, perfeitas e tristes alegres lembranças...

Título: Querido John
Subtítulo: O que você faria com uma carta que mudasse tudo?
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 223
Editora: Novo Conceito
Ano: 2006
ISBN: 978-85-63219-21-3 (pocket)
Categoria: Ficção norte-americana
Classificação: *****
Skoob: Querido John


Sinopse: Nicholas Sparks, autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor.
“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Sobre o autor: Sem maiores informações no livro.

Resenha

 E a gente se pergunta o que é amar verdadeiramente uma pessoa... Ao ler "Querido John" pude ter uma conclusão simples para essa resposta. 
 Nunca fui muito fã de romances, pois eu prefiro ser impressionada de outras formas, com muita ação e aventura. Romances sempre me fizeram chorar, mas eu tenho plena consciência de que às vezes preciso disso. Chorar por uma história que vale a pena é quase como uma terapia para mim, desde que não em excesso. E em incontáveis trechos desse livro eu derramei uma ou duas lágrimas sem querer, pelo sentimento que aquilo me causava. No final chorei bastante, não tanto quanto seria capaz, mas culpo o calor infernal em que se encontra minha cidade nos últimos dias. Ainda assim, até agora ao lembrar sinto-me emocionada. 
 Aposto que muitos de meus leitores já leram o livro ou viram o filme, pois ambos são muito famosos, portanto, não me culparei por dizer que o final da história não é completamente feliz. Na verdade é, mas não tanto quanto seria os romances com o "príncipe" e a "princesa" vivendo "felizes para sempre". E é por isso que eu agradeço imensamente ao Nicholas Sparks, por colocar esse elemento, afinal, o felizes para sempre não existe, e nem tudo na vida dá certo ou é perfeito para sempre.
 A estória é contada pelo próprio John, quando ele relembra o passado ao observar escondido  sua tão amada Savannah pela, creio eu, última vez. O amor deles foi intenso e ao mesmo tempo puro, verdadeiro, mas uma carta havia mudado tudo alguns anos antes.
 John fora um jovem rebelde, e após se formar não quis nada com a vida. Aos 20 anos ele percebeu como era um fracassado, só vivia bebendo e surfando e não permanecia muito tempo em um emprego, então resolveu entrar para o exército. Lá ele mudou MUITO, se tornou sargento, um homem sério, que não gostava de sair, nem ao menos ia a procura de mulheres. Na sua terceira licença anual de duas semanas ele foi para casa, pensando que iria ter aqueles dias entediantes, como sempre era quando estava com seu pai, um homem calado e metódico ao extremo. No entanto, algo inesperado aconteceu...
 Na praia ele conhece Savannah, uma moça bonita, morena, universitária, a mulher dos sonhos de John. Os dois se apaixonam de imediato e aqueles se tornam os melhores dias de suas vidas, fazendo-os sentir que se conheciam há muito tempo e fazendo com que desejassem ficar juntos para sempre. Porém, John teve que ir embora.
 Durante um ano eles trocaram cartas todas as semanas e falaram por telefone. Para John pareceu uma eternidade, e para Savannah também. Quando houve a próxima licença dele passaram todo o tempo juntos. Mas ela estava trabalhando e à noite queria levar John para sair com seus amigos, então começaram os conflitos. 
 No fim da licença tudo já estava acertado, mas John sentia que algo estava prestes a mudar. Não temeu inicialmente, pois ele não renovaria seu alistamento e em pouco tempo ficaria definitivamente ao lado de Savannah, mas aí veio o 11 de Setembro de 2001, o que acabou fazendo com que  John permanecesse no exército.  Aí tudo entra em declínio...
 Eu amei esse livro, simples assim. A primeira licença que John e Savannah passaram juntos foi perfeita, até demais, mas depois o autor deixou tudo menos "conto de fadas". Esse livro desperta os mais diversos sentimentos que uma pessoa pode ter. É muito interessante também a abordagem quanto aos problemas mentais mais simples, sendo que John descobre por causa de Savannah, que estudava essa área, que o jeito estranho do pai provavelmente era em decorrência disso.
 Outra questão era como o amor deles era puro. John, embora a desejasse, tinha até mesmo medo de se "aproximar" demais rsrs. Durante todo o livro eles só fazem amor uma única vez, e, pelos pensamentos que isso veio a causar em John, não teve tanta ênfase assim. 
 O fim que John levou foi triste... Não! Ele não morreu! Apesar de todo o risco que correu quando lutou no Iraque. Ainda assim eu gostei de tudo, achei mais que perfeito. O livro não foi  nem de longe um clichê, foi completamente original, lindo, perfeito, mas com seu lado triste, que era ao mesmo tempo muito sensato e feliz. 
 Confesso que fiquei com vontade de ler mais livros do Nicholas Sparks! Ele me fez sorrir e chorar durante toda a sua narrativa simples e agradável. Fiquei desesperada em algumas partes e serena em outras. O final foi assim mesmo, sereno... E agora sei o porquê de toda a fama que ele possui. É realmente digno dos mais belos elogios. Nos agradecimentos iniciais ele fala sobre sua família e seus amigos, o interessante é que ele tem 5 filhos, e um deles é uma menina chamada Savannah...

Trechos

 Querido John,

 Há tanta coisa que quero dizer para você, mas não tenho certeza por onde devo começar. Devo começar dizendo que te amo? Ou que os dias que passei com você foram os mais felizes da minha vida? Ou que, no curto espaço de tempo que nos conhecemos, passei a acreditar que fomos feitos um para o outro? Poderia dizer todas essas coisas e tudo seria verdade, mas, enquanto releio essas palavras, a única coisa que se passa pela minha cabeça é que queria estar com você agora, segurando a sua mão e olhando seu sorriso elusivo." Página 118

 Querido John,

 Estou escrevendo esta carta na cozinha, e estou sofrendo porque não sei como dizer o que estou prestes a dizer. Parte de mim gostaria que você estivesse aqui agora para que eu pudesse fazer isso em pessoa, mas nós dois sabemos que é impossível.

[...]

 Sei que parece uma desculpa, mas, por favor, acredite em mim quando digo que não queria me apaixonar por outra pessoa. " Página 157

 Sob a luz do celeiro, julguei detectar em seu olhar traços das memórias que ela queria manter enterradas, de uma vida muito antiga. Quando ela soltou minha mão, vi a aliança brilhando no dedo esquerdo. Essa visão foi como uma ducha de água fria, um choque de realidade.

 Ela compreendeu minha expressão. "Sim", ela disse, "estou casada." Página 180

Bom gente, essa foi a resenha desse livro LINDO!
Recomendo à todos para que leiam, mas estejam dispostos a abrir suas mentes
para um romance puro e verdadeiro, aconchegante e agoniante.
Quanto  ao filme, fiz questão de assistir.
Bem, a Savannah é morena no livro e loira no filme...
Mas, sinceramente não gostei muito da versão, que é BEEEEM diferente do livro.
Mas provavelmente isso se deu pelo fato de eu já estar
satisfeita com a história original né? rsrs
De qualquer maneira, espero que tenha gostado da resenha!
Grande abraço...
:)

11 comentários:

  1. ja fui mais a fim de ler esse livro, hoje ja tenho livros q estao na frente dele, mas ele parece ser um bom livro sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho! Já li esse livro e achei bem fraco comparado a outros ae.

      Excluir
  2. Eu já vi o filme, adorei a historia mais eu também não tenho tanta vontade de ler o livro não sei porque mais, parabéns pela resenha gi! Um beijo da Gi
    sonhando-com-livros l blogspot & @GiihGabs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia Giih! Sinceramente, o filme estragou meu encantamento com o livro rsrs. É serio, ficou péssimo! Eles mudaram muita coisa, a história do livro é de longe mais linda e emocionante!

      Excluir
  3. Oi Gih! Tenho que admitir que, assim como você, no momento em que eu comecei a ler Querido John eu não queria parar mais e, ao contrário de você, eu realmente virei a madrugada inteira haha É fato que a maioria dos livros do Nicholas Sparks tem lá o seus clichês e amores impossíveis, mas eu tenho que dizer que ele é muito sensível, muito impressionante, muito incrível e muito tudo USHDSU Nunca fui fã de romances e até hoje não sou, mas se um livro dele estiver na minha mão, eu paro tudo e vou ler. Ele é exatamente o tipo de autor que pode estar escrevendo uma trama original ou não, uma trama cheia de clichês ou não, mas que sempre irá me surpreender com a sensibilidade que esse homem tem (e, claro, vai me fazer chorar também, é quase que uma obrigação dele u-u OSKDOSKD). Se quer uma dica, leia agora A Última Música *-* É ainda mais emocionante (apesar do filme não ser isso tudo, acredite o livro é muito lindo). Ótima resenha!
    Boa semana Gih, beijão ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Jéssica, concordo plenamente com você! Sou louca para ler A Última Música também, dizem que é muito lindo, e também Um Amor Para Recordar, mas falta o tempo e a grana para comprar... Tenho alguns livros na lista...
      Obrigada pelo comentário! E, continuemos lendo e chorando muito com a narrativa de Nicholas Sparks! kkk
      Abraços...

      Excluir
  4. Para variar só um pouco, claro que chorei um pouquinho lendo este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Nicholas é clássico, e a maioria dos livros apenas de chorões, tem uma boa história... To fazendo minha coleção com os livros dele.. esse foi muito bom...


    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei de quase todo o livro, mas o final confesso que me decepcionou. É muito bonito, mas não era o que eu esperava... É um livro que vale a pena ser lido, mas o final foi meio frustrante pelo menos pra mim... rsrsrs

    https://www.facebook.com/joao.guilherme.37

    ResponderExcluir
  7. Não cheguei a ler o livro nem ver o filme. Não sou muito fã de Nicholas Sparks, ele tende a me fazer chorar em todos os livros dele, mas como eu adoro um romance talvez eu deva dar uma chance pra "Querido John"...
    Parabéns pela resenha! :)

    Carla - Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir
  8. Ah João, eu gostei... Foi triste pro John, mas feliz ao mesmo tempo. Fiquei com um sentimento muito estranho depois, mas não era decepção nem tristeza.

    Carla, dê sim! É muito bom! É lógico que você vai chorar, mas faz parte rsrs É até bom às vezes soltar umas lagrimazinhas quando vale a pena...

    :)

    ResponderExcluir