30 novembro, 2012

Resenha: "TWD - A Ascensão do Governador" - Robert Kirkman e Jay Bonansinga

 Oi gente! Como podem perceber, aos poucos vou retomando a rotina de postagens com menos tempo de interseção entre uma e outra. Hoje, sexta-feira, já me sinto melhor recuperada da ressaca de tensão por causa das provas e também porque a parte escrita do TCC já foi entregue. 
 Faltam menos de 15 dias para o fim do meu curso de Técnico em Administração, e, embora no cursinho faltem mais de 20, só preciso assistir as aulas em três dias da semana. Desta maneira, meu tempo está melhor distribuído, apesar de ainda estar meio curtinho rsrs.  Nesta quarta-feira cheguei a dormir às 1 da manhã para terminar de ler o livro que apresento-lhes hoje. E que livro heim...

Título: A Ascensão do Governador
Série (HQ): The Walking Dead
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Editora: Galera Record
Ano: 2012
ISBN: 978-85-01-09715-6
Categoria: Ficção de terror americana
Classificação: *****

Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Com seu senso doentio e muito particular de justiça, ele força prisioneiros a lutarem contra zumbis em uma arena, para delírio dos moradores entediados. Também não é incomum vê-lo dilacerar as entranhas daqueles que cruzam seu caminho. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", o Governador é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. 
 Em The Walking Dead: A ascensão do governador, os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filhinha Penny e seu irmão Brian. Com dois grandes amigos, eles formam um grupo de resistência nada comum. O objetivo é cruzar o estado da Geórgia, percorrendo os 30 km que separam Waynesboro de Atlanta. A missão aparentemente simples é na verdade um desafio: estamos no meio de um apocalipse zumbi.
 As cidades foram abandonadas, os meios de comunicação estão inoperantes e o único som do universo são os gemidos incessantes de seres que um dia já foram humanos. Lutando para encontrar comida, armas e esconderijos seguros, os cinco vão enfrentar um cenário de completa desolação a caminho do mítico centro de refugiados. A única certeza de Phillip é a de que fará tudo para salvar sua família. Quem sabe assim não consiga salvar a própria alma.
 Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award em 2010 e foi transformada em seriado de TV. A série de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard estreou em outubro de 2010 e foi finalista em diversas categorias do 68º Golden Globe Awards, inclusive a de Melhor Série Dramática de TV. A estréia da segunda temporada, em 2011, bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos.

Sobre os autores: Robert Kirkman é conhecido por seus trabalhos para os quadrinhos em The Walking Dead e Invencível, ambos para a Skybound e Image Comics, da qual é um dos cinco sócios. Robert é produtor executivo do seriado homônimo exibido pela AMC.
 Jay Bonansinga escreveu livros de terror aclamados pela crítica. Entre seus trabalhos estão Perfect Victim, Shattered, Twisted e Froze. Seu livro de estréia, The Black Mariah, foi finalista do Bram Stoker Awards.

Resenha
CONTÉM SPOILER DAS SÉRIES

 Antes de tudo devo dizer que essa resenha está sendo feita para os que acompanham as séries, tanto no HQ quanto na TV, afinal, são histórias bastante diferentes.
 Em data próxima ao lançamento da terceira temporada de The Walking Dead pela AMC, Robert Kirkman trouxe-nos um livro que conta a história do vilão desta temporada na TV, e do maior de todos os vilõesnos quadrinhos. O Governador é um homem excêntrico cujo seu "governo" é feito de maneira bastante peculiar.  Extremamente sanguinário, emocionando-se ao ver pessoas sofrerem, Philip Blake não economiza em táticas de tortura.
 Todas essas características são evidentes nas edições e episódios em que o temido lider de Woodbury aparece cometendo feliz da vida suas atrocidades. Sabe-se também que ele só tem um amor no mundo: sua filhinha Penny, que tragicamente se transformou em zumbi, mas continua sendo para Blake a mesma garotinha linda e introvertida, embora o cheiro dela seja horrível, sua mordida extramente letal e veja seu próprio pai como uma apetitosa refeição.
 Em A Ascensão do Governador a história de Rick é posta completamente para escanteio. A única referência que se pode ter é a cidade de Atlanta, onde ao invés de um centro de proteção há uma infestação de zumbis.
 Philip sai de sua cidade com sua tão idolatrada Penny e dois amigos durões, mas acaba levando uma bagagem extra: Brian, o irmão fracote e medroso, seu extremo oposto. E eles seguem rumo à cidade, lutando contra a sobrevivência de todos no grupo, tentando escapar daquele pesadelo. 
 Entretanto, enquanto Brian vê zumbis e imagina, sentindo pena, que tipo de pessoas foram um dia, Philly os mata cada vez com mais prazer, achando a visão dos fluidos cerebrais apodrecidos escorrerem pelas perfurações que acabam com os "mordedores", magnífica, digna de apreciação.
 O livro é simplesmente INCRÍVEL! Eu não diria que é de terror - para quem leu o HQ e, assim como eu, engolia seco em alguns quadradinhos, é fichinha -, a descrição das cenas é perfeita, dá aquele aperto no coração quando a horda de mortos-vivos se aproxima, aquelas pessoas em estado de putrefação... Mas é tranquilo, a meu ver pelo menos.
 Os personagens são MARAVILHOSOS! Tanto no grupo principal quanto nas pessoas que aparecem pelo caminho há elementos muito marcantes, detalhes que fazem apegar-nos a elas, por isso é tão difícil "perdê-las". A Penny é muito interessante, ainda mais pelo fato de no HQ (e na TV) ela aparecer só como uma zumbizinha. Ela é muito afetada com todos os acontecimentos, ficando cada vez mais quieta e calada, mas o amor do pai e do tio ainda trazem conforto à garotinha.
 Philip é aquele personagem que em momentos amamos e em outros odiamos, cheio de controvérsias internas. Mas estou falando do Philip estilo "mexico" do HQ, não aquele branquelo do seriado, por favor não confundam! Na verdade quando surgiu o Governador na série eu pensei em como inverteram a aparência dele com o Shane... 
 O Shane do HQ é, em questão de aparência, um norte-americano comum, já Phillip é aquele homem mais baixinho, embora forte, de cabelos pretos e longos, com um nítido olhar latino. E não é que minhas suspeitas eram verdadeiras! Eu não me lembro de nada que indicasse que o Governador fosse descende de mexicanos, mas em A Ascensão do Governador é confidenciado que sua mãe era una mujer de lá.
 Bem, essa resenha já está ficando estendida demais para o meu gosto! Para finalizar vou deixar vocês com uma pontinha de curiosidade...
 Se você ainda não leu o livro The Walking Dead, meu caro fã da série, pois LEIA! Você não imagina o que o espera. Garanto que nunca se passou por sua cabeça o modo como surgiu o Governador de Woodybury, nem se passará até o final do penúltimo capítulo. Reviravoltas em cima de reviravoltas fazem dessa leitura dinâmica pura, e a emoção do final não pode ser exprimida em palavras, ainda assim, algumas chegam perto: FANTÁSTICO, ESTUPENDO, EXTASIANTE, SURPREENDENTE.

 Hey você! Acha que conhece de verdade o Governador? Pois é, você não viu nada...

Trechos

 Mais uma vez, o cheiro atinge Philip violentamente no rosto, assim que põe a cabeça para fora da janela sul do apartamento 3F - um caldeirão de dejetos humanos cozinhando em fogo brando, em gordura de bacon -, um fedor tão horroroso que faz Philip estremecer. Os olhos dele começam a lacrimejar assim que põe a cabeça pela janela. Ele não acredita que algum dia vai conseguir se acostumar com aquele cheiro." Página 177.


  -"Porquinho, deixe-me entrar, deixe-me entrar" - lê em voz alta, em tom melodioso e elaborado -, "ou eu vou bufar, soprar e derrubar sua casa!"
 A1 metro dali, amarrada ao tronco da árvore, Penny Blake rosna e grunhe cada palavra, suas pequenas mandíbulas tentando morder sem sucesso.
[...]
 À luz das labaredas, o rostinho de Penny se contorce com uma fome inesgotável, inchada e enrugada como uma abóbora que imita um rosto humano.
[...]
 - "Mas é claro" - continua Philip, com a voz falhando - "que o lobo soprou a casa abaixo." - Ele faz uma pausa angustiante antes de falar com a voz embargada, parte melancólica e parte louca. - "E comeu o porquinho." - Páginas 297 e 298.



Isso é tudo por hoje pessoal!
Espero que tenham gostado da resenha...
:)
Volto em breve viu?
Abraços...

7 comentários:

  1. Dizem ser muito legal a Série/ Livros, mas nunca li nem vi nenhum!
    =(
    Valeu a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah essa série está sendo muito comentada. Porém ainda não tive a oportunidade de ver

    Geralmente os livros são bem diferentes da série. Eu acho bom, que da para acompanhar os dois e até comparar. Acontece isso comigo com a série Dexter.

    Esse é um livro mesmo, ou é com ilustrações? E é série tb? ou é livro único?

    Bjooooos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irinia! É um livro mesmo, sem ilustrações nem nada, de caráter único. O contexto é a partir da história do HQ, onde Philip, ou o Governador, é o vilão da 3ª temporada e o maior de todos os vilões de The Walking Dead. O livro conta a sua própria história, mostrando como ele veio a se tornar o sádico Governador de Woodbury.
      É muito bom Irinia! Toda a série, tanto o livro, quanto o HQ, e até o seriado na TV, que é bastante diferente. Vale a pena assistir, apesar das cenas nojentas, afinal, é um apocalipse zumbi né rsrs.

      Excluir
  3. Aiiin flor, amei sua resenha... estou querendo ler esse livro á muito tempo viu...

    Beijinhos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, não gosto muito desse tipo de livro e nem da série então até agora não tive muita vontade de ler :(
    Um beijo
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aaaai Sim! haha
    No universo das Hqs' tenho que dizer que Governador é um grande vilão mas de ascensão e queda rápidas como Dolores Umbridge em Harry Potter ou Venom e Carnificina com Homem Aranha, mas marcante do mesmo jeito *-*

    Resenhas sobre os volumes das Hq's continuam no blog Gih! Espero tu lá também haha

    Abrç'z parceira \õ
    teneridificando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Dizem que a série é muito legaal!
    Ainda não tive a oportunidade de ver :/
    Beeeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir